Estimativa de Mercado de Pulverizadores no Brasil, Argentina e Paraguai.

Estimativa de Mercado de Pulverizadores no Brasil, Argentina e Paraguai


Em termos gerais, o Brasil rural é constituído por 5,5 milhões de estabelecimentos que ocupam uma área total maior que 400 milhões de hectares. 

Estudos realizados por consultorias especializadas em mercado agrícola indicam que atualmente existem aproximadamente 1.200.000 pulverizadores terrestres no Brasil, sendo a maioria deles compostos por pulverizadores tratorizados montados (três pontos), tratorizados de arrasto (carreta) e pulverizadores turbo-atomizadores.


O Pulverizador autopropelido Uniport 3030, fotos abaixo, equipado com sistemas de pulverização Vortex (Assistência de Ar) e Eletrostático (Energização das Gotas) durante avaliações em campo da qualidade das aplicações de produtos fitossanitários e adjuvantes (Compo Expert - Sagra - Patrocínio MG).








As tendências para os próximos anos apontam que os grandes grupos que operam atualmente com pulverizadores classe II e classe III estarão adquirindo novos pulverizadores autorpropelidos das classes IV e V, com maiores capacidades de carga (acima de 3.000 litros), maiores comprimentos das barras de pulverização e equipados com tração 4X4 e transmissões hidrostáticas.




Pulverizador autopropelido Uniport 4530 durante a Feira Agropecuária Parecis SuperAgro em Campo Novo do Parecis, Estado do Mato Grosso.




Pulverizador autopropelido Uniport 2530 durante a Feira Agropecuária Parecis SuperAgro em Campo Novo do Parecis, Estado do Mato Grosso.


Estima-se que cerca de 100.000 pulverizadores autopropelidos estão atualmente em operação no Brasil. Atualmente são comercializados ao ano no Brasil cerca de 5.000 pulverizadores autopropelidos. 

Estimasse que desse total entre 20% a 30% sejam equipados com reservatórios de calda com capacidade acima de 3.000 litros, sendo a maior parte dos pulverizadores autopropelidos ainda equipados com reservatórios com capacidade entre 2.000 a 2.500 litros.


O pulverizador autopropelido John Deere JD4730 durante avaliações técnicas na Fazenda Futura (Sementes São Francisco, Nova Ubiratã, Mato Grosso).



O pulverizador autopropelido Jacto Uniport 2500 Star durante avaliações técnicas na Fazenda Novo Rumo (Naviraí - Mato Grosso do Sul).


Atualmente são comercializados ao ano no Brasil cerca de 50.000 pulverizadores tratorizados montados e de arrasto. 

Essa estimativa de mercado leva em conta informações de indústrias, revendas e fornecedores de peças e componentes específicos, utilizados nas fabricações desses equipamentos. 



Pulverizador tratorizado montado durante avaliações técnicas na Usina ETH Unidade Conquista do Pontal (Odebrecht Agroindustrial) em Teodoro Sampaio, Estado de São Paulo.


Seguem abaixo estimativas de quantidades de equipamentos em operação atualmente no Brasil.

Pulverizadores autopropelidos: 100.000 unidades.
Capacidade de carga: 2.000 a 4.600 litros.
Barra de pulverização: 18 a 36 metros (espaçamento entre bicos 35 a 50 cm).



O pulverizador autopropelido Massey Ferguson MF9030 durante avaliações de aplicações em baixos volumes na região agrícola de Machado, Estado de Minas Gerais.



O pulverizador autopropelido Valtra BS 3020 H durante avaliações técnicas na Companhia Agrícola Santa Amélia, Município de Maracaí, Estado de São Paulo.



O pulverizador autopropelido Uniport 3000 Vortex Jacto durante avaliações de aplicações em baixos volumes na região agrícola de Mauá da Serra, Estado do Paraná.


Pulverizadores tratorizados de arrasto: 700.000 unidades.
Capacidade de carga: 2.000 a 3.000 litros.
Barra de pulverização: 16 a 30 metros (espaçamento entre bicos 35 a 50 cm).



O pulverizador tratorizado de arrasto Cruzador 3000 Jacto durante avaliações de aplicações em baixos volumes na Destilaria Pyles, Município de Platina, Estado de São Paulo.


Pulverizadores tratorizados montados (três pontos): 200.000 unidades.
Capacidade de carga: 400 a 800 litros.
Barra de pulverização: 14 a 18 metros (espaçamento entre bicos 35 a 50 cm).



O pulverizador tratorizado montado Falcon 1400 Jacto durante avaliações técnicas na Usina Coruripe, Unidade Iturama, em Iturama, Estado de Minas Gerais.


Pulverizadores turbo-atomizadores: 150.000 unidades.
Capacidade de carga: 200 a 4.000 litros.
Arco de pulverização: 16 a 36 bicos.



O pulverizador turbo atomizador Natali 4000 durante avaliações de aplicações em baixos volumes na Pamiro Agropecuária, Município de Araraquara, Estado de São Paulo.




O pulverizador turbo atomizador Natali 4000 durante avaliações de aplicações em baixos volumes na Fazenda São José, Município de Araras, Estado de São Paulo.


Mercado de Pulverizadores Autopropelidos no Brasil


Atualmente no Brasil existem aproximadamente 20 empresas fabricando mais de 50 modelos de pulverizadores autopropelidos, equipados com diferentes capacidades de motores, capacidades de reservatórios de caldas, comprimentos de barras de pulverização, dentre outras especificações diferenciadas. 

Estima-se que o número de pulverizadores autopropelidos no Brasil cresça 100% para os próximos 10 anos.



Avaliação do Pulverizador Autopropelido John Deere 4730 em operação na Fazenda Dona Dozolina (Grupo Ceni) em Sinop, Estado do Mato Grosso.



O pulverizador autopropelido Uniport 3030 Jacto durante avaliação de aplicações em baixos volumes na Fazenda Mandaguari, região agrícola de Uberlândia, Estado de Minas Gerais.



O pulverizador autopropelido Uniport 3030 Jacto durante avaliações de aplicações em baixos volumes na Fazenda Mutuca, região agrícola de Arapoti, Estado do Paraná.



Avaliação do pulverizador autopropelido Metalfor 2500 Multiple em operação na Fazenda Sapezal I, na região agrícola de Lucas do Rio Verde, Estado do Mato Grosso.



O pulverizador autopropelido Massey Ferguson MF9030 durante avaliações de pulverizações em baixos volumes no Condomínio Sinergia Canavieira, Município de Barretos, Estado de São Paulo.


Mercado de Pulverizadores na Argentina, Paraguai e Uruguai: 


Atualmente no Brasil, somente a cultura da soja ocupa uma área de 30 milhões de hectares. Na Argentina a cultura da soja ocupa uma área de 20 milhões de hectares e no Paraguai 5 milhões de hectares.



Avaliação do pulverizador autopropelido Uniport 2500 Star em operação na região agrícola de San Alberto, Paraguai.


Através de trabalhos em campo, desenvolvendo novas técnicas e tecnologias de pulverização para produtores em todo o Brasil e no Paraguai, foi possível observar uma tendência dos médios produtores (área de plantio entre 300 a 500 hectares) de “trocarem” seus pulverizadores tratorizados (2.000 – 3.000 litros) por pulverizadores autopropelidos (2.000 – 3.000 litros). 

Há 10 anos atrás, esses mesmos produtores somente demonstravam interesse na aquisição dos pulverizadores autopropelidos à partir de uma área cultivada de 1.000 hectares.

Seguem abaixo, alguns dos fatores que influenciam na escolha dos produtores do Brasil, Argentina e Paraguai pelos equipamentos de pulverização:

1º) Qualidade da pulverização
 
2º) Confiança na empresa fabricante
 
3º) Rendimento da pulverização

4º) Preço da aplicação

Levando-se em consideração que existem ainda no Brasil aproximadamente 300 milhões de hectares de novas áreas agricultáveis a serem exploradas, pode-se concluir que o mercado brasileiro ainda está e, estará por muitos anos, totalmente aberto para todos os tipos de equipamentos que existem para a aplicação dos produtos fitossanitários.



Avaliação do pulverizador autopelido John Deere JD4630 na região agrícola de Sertanópolis, Estado do Paraná.


Aumento da capacidade de carga dos pulverizadores autopropelidos: Uma nova tendência do mercado.

Nas operações das aplicações de herbicidas, inseticidas e fungicidas, dentre as maiores necessidades dos grandes grupos agrícolas, o aumento do rendimento operacional dos pulverizadores merece especial destaque.

Grandes produtores do cerrado estão trocando seus pulverizadores autopropelidos com barras de 24 metros por equipamentos com barras maiores, com tamanhos entre 28 metros e 30 metros.



O pulverizador autopropelido John Deere 4730 durante avaliações de pulverizações em baixos volumes na Fazenda Uirapuru, Grupo Moacir Smaniotto (GMS), Município de Nova Mutum, Estado do Mato Grosso.


Os grandes produtores que já estão trabalhando com pulverizadores autopropelidos equipados com barras de 30 metros calculam um ganho na produtividade na colheita da cultura da soja entre 12% a 15%, somente em função da diminuição das perdas pelo amassamento.


Observação: Matéria atualizada em 11/2018.


Copyright © 2018 Pulverizador. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas