Avaliação Prática do Efeito da Redução da Deriva nas Pulverizações

Tecnologia de Aplicação de Adjuvantes de Calda para as Pulverizações

Avaliação Prática do Efeito da Redução da Deriva nas Pulverizações

Os resultados das avaliações quantitativas dos efeitos de redução da deriva das formulações de adjuvantes de calda para as pulverizações foram obtidos por meio de testes realizados em um túnel de vento. 

O túnel de vento permitiu simular rajadas de vento a uma velocidade constante de 15 Km/h, fornecendo um ambiente controlado para a realização dos experimentos.

Durante os testes, foram realizadas medições precisas das quantidades volumétricas das taxas de recuperação, que representam a quantidade de gotas que efetivamente se depositaram nos alvos desejados, e das taxas derivadas, que correspondem à quantidade de gotas que foram lançadas para fora da área alvo da aplicação.

Através da análise dos resultados obtidos nesses testes, é possível determinar o adjuvante que apresenta a melhor taxa de recuperação. 

Essa informação é de extrema importância, uma vez que está diretamente relacionada à eficiência no controle da deriva e à capacidade de depositar uma maior quantidade de ingredientes ativos sobre as culturas alvo.

Dessa forma, ao utilizar o adjuvante com a melhor taxa de recuperação identificado nessas avaliações quantitativas, é possível maximizar os resultados da pulverização, garantindo uma maior eficácia no controle de pragas e doenças, além de otimizar a utilização dos ingredientes ativos, reduzindo o desperdício e os potenciais impactos ambientais.




No print screen abaixo, podemos observar o impacto visual altamente positivo da redução da deriva durante a avaliação quantitativa do adjuvante multifuncional Agro Plus da Cropus do Brasil. 

Essa avaliação foi realizada em simulações de rajadas de vento de 15 Km/h, utilizando a dose de 50 ml para cada 100 litros de água.

Os resultados visuais impressionantes e as análises das taxas de recuperação de gotas, com mínimas perdas derivadas, posicionam o adjuvante Agro Plus como um produto diferenciado e de altíssima qualidade. 

Essa excelência demonstrada pelo adjuvante Agro Plus ressalta sua eficácia na redução da deriva e evidencia sua capacidade de proporcionar uma aplicação mais precisa e eficiente, resultando em melhores resultados no controle de plantas daninhas, insetos e doenças nas culturas.




É fundamental ressaltar que existem várias tecnologias em compostos disponíveis em adjuvantes que são responsáveis por reduzir a deriva durante a pulverização. 

Essas tecnologias podem incluir compostos que apresentem efeitos visuais, bem como aqueles que reduzem a deriva por meio de efeitos antievaporantes e umectantes nas gotas, sem causar alterações visuais nos jatos da pulverização.


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas)
lobo@pulverizador.com.br


Copyright Pulverizador© 2023. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br e www.pulverizar.com.br ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas