Treinamentos em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Treinamentos em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários e Adjuvantes

Preparação Safra 2023/2024

O objetivo dos treinamentos teóricos e práticos em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários é capacitar de forma abrangente as equipes de campo, desde os gestores até os colaboradores operacionais, com o intuito de orientar, qualificar e monitorar todas as etapas envolvidas nos processos de aplicação de produtos fitossanitários

O foco principal é alcançar uma maior eficiência e controle nas aplicações de defensivos agrícolas, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, garantir a segurança no trabalho, reduzir os custos e aumentar os índices de eficiência em todas as fases dos processos.




Seguem os conteúdos programáticos teóricos e práticos a serem ministrados nos treinamentos em tecnologia de aplicação:

Conteúdo Programático Teórico


1) Princípios básicos e conceitos gerais: Avaliação, regulagem e calibração de pulverizadores (etapas, pressão, volume, velocidade, etc). 

2) Dinâmica das gotas de pulverização (Relação: volume de aplicação, tamanho de gota e cobertura sobre o alvo). 

3) Erros e perdas nas pulverizações (deriva, limitantes meteorológicos, preparo da calda, etc.). 

4) Parâmetros meteorológicos para a aplicação de produtos fitossanitários: Temperatura, umidade relativa e rajadas de vento. 

5) Bicos hidráulicos (Pontas) de pulverização: classificação e seleção. Escolha da ponta em função do tipo de produto, técnica de aplicação e alvo biológico. 

6) Qualidade da água nas aplicações de produtos fitossanitários (Controle do pH, dureza e estabilidade físico-química da água no preparo da calda e durante as pulverizações). 

7) Logística e planejamento operacional: Determinação do rendimento e da eficácia operacional de pulverizadores: Redução do volume de aplicação, seleção de pontas de pulverização, aumento da velocidade operacional, menor tempo de reabastecimento, dentre outros. 

8) Preparo da calda e descontaminação de pulverizadores: Ordem sequencial das formulações dos produtos fitossanitários na pré-mistura da calda. Efeitos da mistura nas pulverizações (Aditivos, Sinérgicos e Antagônicos). 

9) Adjuvantes e aditivos de calda para as pulverizações: atributos, vantagens e benefícios (Óleos Minerais e Vegetais, Organo-Siliconados Polímeros, Glicerinados, Parafinados, Lecitinados, etc). 

10) Segurança nas aplicações de produtos fitossanitários e adjuvantes de calda: Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Desenvolvimento e implementação de tecnologias sustentáveis para as "Boas Práticas nas Pulverizações".

Conteúdo Programático Prático - Demonstração em Campo


1) Demonstração de regulagem e calibração em campo de pulverizadores tratorizados e autopropelidos (etapas e procedimentos para a avaliação). Avaliação qualitativa e quantitativa dos sistemas de pulverização e componentes de barra dos pulverizadores. 

2) Demonstração prática de diferentes tipos de pontas de pulverização: pontas com tecnologia de indução de ar (sistema venturi 1ª e 2ª geração), pontas de uso ampliado, pontas de baixa e alta deriva, pontas de jato tipo cone vazio, novas pontas de pulverização recomendadas para as aplicações de 2,4-D e Dicamba, etc. 

3) Trabalhos práticos em campo de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando a análise visual das densidades em diferentes volumes de aplicação para pulverizadores tratorizados e autopropelidos, aplicando em ultra baixo volume (<20 litros/ha), baixo volume (< 50 litros/ha), médio volume (entre 50 a 100 litros/ha) e em alto volume (> 100 litros/ha).




Após a conclusão dos treinamentos em tecnologia de aplicação, a empresa contratante receberá relatórios técnicos abrangentes e detalhados dos trabalhos realizados em campo com os pulverizadores, que englobam resultados das análises das deposições de gotas coletadas em papéis sensíveis à água. 

Essas análises serão realizadas utilizando softwares especialistas, objetivando a determinação precisa dos tamanhos das gotas das pulverizações, porcentagem de cobertura, amplitude relativa, potencial de risco de deriva, dentre outras.

Os relatórios técnicos resultantes dessas análises fornecerão uma visão detalhada das simulações de aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas em diferentes volumes, abrangendo altos volumes (> 100 L/ha), médios volumes (50 a 100 L/ha), baixos volumes (20 a 50 L/ha) e ultra baixos volumes (< 20 L/ha). 

Esses relatórios desempenharão um papel fundamental ao auxiliar na tomada de decisões estratégicas relacionadas à escolha e seleção das pontas de pulverização para os trabalhos de aplicação de produtos fitossanitários.




Os resultados das análises permitirão ajustes precisos nas práticas de pulverização, visando a maximização da eficácia, a redução de custos e a minimização dos impactos ambientais.

Com base nos relatórios técnicos, será possível promover uma aplicação mais precisa, assertiva e sustentável de herbicidas, inseticidas e fungicidas, contribuindo para o sucesso das práticas agrícolas e para a preservação do meio ambiente.

Com relação ao conteúdo programático teórico e prático, poderá ser adaptado ao interesse da empresa contratante ou do público alvo.

Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas)
lobo@pulverizador.com.br 



Copyright Pulverizador© 2023. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br e www.pulverizar.com.br ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas