12 abril 2018

Avaliação do Efeito Visual do Controle da Deriva pelos Adjuvantes Fulltec, Emultec Plus e Imantic Orange, formulações fabricadas em 2018, nas doses de 50 ml/100 litros de água.


Avaliação do Efeito Visual do Controle da Deriva pelos Adjuvantes Fulltec, Emultec Plus e Imantic Orange, formulações fabricadas em 2018, nas doses de 50 ml/100 litros de água.


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Jr
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


A capacidade de redução da deriva de um adjuvante de calda é o principal atributo a ser considerado e o mais importante efeito visual a ser avaliado em condições de bancada (em ambiente controlado) como também em situações reais de aplicação em campo.

Todos os outros efeitos de condicionamento da calda, por exemplo o espalhamento das gotas, molhabilidade, penetração, dentre outros, são também importantes, porém somente estarão acontecendo após as gotas pulverizadas atingirem os alvos, dessa forma o primeiro efeito a ser considerado na escolha do adjuvante pelo mercado agrícola sempre será a capacidade desse produto em reduzir as perdas pela deriva e evaporação das gotas nas pulverizações.





No vídeo abaixo, o adjuvante Fulltec da Spraytec, na dose de 50 ml/100 litros de água, apresentou um excelente efeito na redução da deriva nas pulverizações e uma maior homogeneização dos tamanhos de gotas, possibilitando um maior e mais definido ângulo de abertura do jato de pulverização (acima de 90 Graus).




No vídeo abaixo, o efeito visual de controle da deriva pelo adjuvante Emultec Plus da Spraytec, adicionado na calda pulverizada na dose de 50 ml/100 litros de água.




No vídeo abaixo, o efeito visual de controle da deriva pelo adjuvante Imantic Orange da Spraytec, adicionado na calda pulverizada na dose de 50 ml/100 litros de água.




O bom adjuvante redutor de deriva é um verdadeiro "seguro" das aplicações de agroquímicos, pois estará garantindo as deposições das gotas sobre as culturas, mesmo em condições meteorológicas adversas, em uma realidade de campo com perdas médias nas pulverizações que varíam entre 30 a 40 % do total dos agroquímicos pulverizados.

Os adjuvantes de calda Fulltec, Emultec Plus e Imantic Orange (Formulações 2018) serão extremamente importantes para o sucesso nas estratégias de controle da deriva nas pulverizações e influenciarão diretamente nas maiores taxas de recuperação de agroquímicos sobre os alvos, possibilitando a realização do controle químico nas horas mais adversas do dia, mesmo em altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e fortes rajadas de vento, com o mínimo risco de perdas das gotas finas e muito finas.


Copyright © Pulverizador 2005-2018 Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.