Avaliação do Efeito de Espalhamento de Gotas, Molhabilidade e Aderência com o Eficiente Adjuvante Profuse Jaraguá Agrícola (Fórmula 2017).


Avaliação do Efeito de Espalhamento de Gotas, Molhabilidade e Aderência com o Adjuvante Condicionador Hídrico Profuse Jaraguá Agrícola.


Manoel Ibrain Lobo Jr
Engº Agrº, Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


O objetivo do trabalho prático foi avaliar a eficiência do espalhamento de gotas em folhas extremamente serosas com o adjuvante de calda Profuse, desenvolvido e fabricado pela conceituada empresa Jaraguá Agrícola.




O Adjuvante Profuse da Jaraguá Agrícola foi adicionado na calda aquosa na dose de 50 ml para o volume de 100 litros de água.




Testes Simples e Práticos de Espalhamento, Molhabilidade e Aderência de Gotas.

Em todas as plantas, sobre todos os órgãos, existe um sistema de proteção natural contra estresses do meio ambiente tais como vento, temperatura, químicos, seca, dentre outros. Essa proteção natural (hidrofóbica e flexível) é formada por cutículas e ceras que dificultam o molhamento, a aderência e a penetração das gotas pulverizadas sobre as superfícies das folhas, ramos e frutos das plantas. 


Simulação de Deposição de Gotas em Base Aquosa (Somente Água como Veículo).

Nos vídeos a seguir, é possível constatar a característica hidrofóbica, efeito hidrorepelente, das folhas serosas da Couve, durante simulações simples de deposições de gotas finas e grossas.



Gravação em velocidade normal.



Gravação em slow motion.



Gravação em velocidade normal.



Gravação em slow motion.


A utilização de adjuvantes de calda nas pulverizações possibilita não somente facilitar o molhamento em superfícies hidrorepelentes, pela "quebra da tensão superficial" como também promover o maior contato da calda de produtos fitossanitários com as cutículas, mesmo em superfícies pilosas que tendem a manter as gotas suspensas. 

O eficiente adjuvante Profuse, desenvolvido pela empresa Jaraguá Agrícola é recomendado para o condicionamento da calda nas aplicações de inseticidas e fungicidas ou para aplicações de produtos fitossanitários que necessitem especificamente de caldas em pH 5 e 6.


Simulação de Deposição de Gotas com Adjuvante Profuse (Redutor de Deriva e Condicionador Hídrico).

Nos vídeos a seguir, é possível constatar visualmente a grande capacidade surfactante dos compostos siliconados presentes na formulação do eficiente adjuvante Profuse Jaraguá Agrícola, apresentando os efeitos de espalhamento, molhabilidade e aderência das gotas finas e grossas sobre a superfície serosa da folha de Couve.



Gravação em velocidade normal.



Gravação em slow motion.



Gravação em velocidade normal.



Gravação em slow motion.



Gravação em velocidade normal.



Gravação em slow motion.


A folha da Couve como a folha da Banana possuem sobre a sua superfície (também na face inferior) uma grande camada de serosidade, o que as tornam as plantas mais apropriadas para a realização dos testes de hidrorepelência das gotas e da eficiência do adjuvante de calda.

O adjuvante Profuse, através dos muitos compostos surfactantes em sua avançada formulação, apresentou um excelente efeito de espalhamento de gotas finas/médias/grossas condicionadas, possibilitando também, através de seus compostos antievaporantes e adesivos, um maior tempo de vida das gotas sobre as superfícies foliares, resultando em uma maior e mais rápida absorção e maiores eficiências biológicas dos inseticidas e fungicidas sobre os alvos.


Copyright © 2005-2018 Manoel Ibrain Lobo Jr. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas