Treinamento Arysta LifeScience em Tecnologia de Aplicação Aérea de Produtos Fitossanitários (Araguaína - Tocantins).

Treinamento Avançado em Tecnologia de Aplicação Aérea de Produtos Fitossanitários

Arysta LifeScience - Araguaína - Tocantins


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Especialista em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br



O treinamento Arysta LifeScience em Tecnologia de Aplicação Aérea em Pastagens objetivou a capacitação técnica dos competentes profissionais das conceituadas empresas Padrinho Aeroagrícola, Revenda New Agro, Revenda Agrocam, Revenda Casa da Roça e Revenda Benzovacina, para a correta avaliação, regulagem, calibração e o monitoramento da qualidade das pulverizações aéreas de herbicidas, inseticidas e fungicidas em áreas de pastagens.



Mereceram destaque durante as palestras ministradas em sala os tópicos sobre a correta calibração das aeronaves agrícolas, o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas, a correta seleção e escolha das pontas de pulverização, regulagem de atomizadores rotativos de tela/disco, determinação de faixas de aplicação real e efetiva, conceitos sobre a segurança da equipe operacional e do meio ambiente e propostas de programas sustentáveis para a implantação da qualidade total em todas as etapas das aplicações de produtos fitossanitários em áreas de pastagens.




DEMONSTRAÇÃO DE REDUÇÃO DA DERIVA COM O ÓLEO MINERAL LANZAR (ARYSTA LIFESCIENCE)

Através da análise visual da foto abaixo é possível constatar que a pulverização em base aquosa (somente água como veículo), produz gotas finas e muito finas em suspensão, muito suscetíveis às perdas por deriva e evaporação e um jato com ângulo muito fechado (60-70 Graus), sem definição no perfil.


Na foto abaixo, o Óleo Mineral LANZAR na dose adicionada de 300 ml do produto para 100 litros de água apresentou um excelente efeito na redução da deriva nas pulverizações e uma maior homogeneização dos tamanhos de gotas, possibilitando um maior ângulo de abertura do jato de pulverização (> 90 Graus).


É possível constatar, através da análise visual da avaliação em bancada, que o Óleo Mineral LANZAR promoveu uma excelente proteção das gotas finas e muito finas da pulverização e o rápido tempo de resposta no controle da deriva posiciona o LANZAR como um dos mais eficientes Óleos Minerais atualmente comercializados no mercado agrícola do Brasil.

Durante a parte prática dos treinamentos mereceram destaque as demonstrações de deposições de gotas em papéis sensíveis à água objetivando a análise visual das densidades em diferentes volumes de aplicação para o avião agrícola Ipanema de propriedade da conceituada empresa Padrinho Aeroagrícola (Araguaina TO).




Foram realizadas demonstrações de aplicações aéreas com o óleo mineral LANZAR em médios volumes (30 a 50 litros/ha) e baixos volumes (< 30 litros/ha), selecionando diferentes combinações de pontas de pulverização e discos difusores, diferentes ângulos de ataque nos bicos (0°, 45°, 90°, 135°), conseguindo excelentes resultados nas deposições de gotas com classificação de tamanhos "Grossas" e "Muito Grossas", em densidades satisfatórias sobre os coletores de gotas (papéis sensíveis à água).



Apresentação de novas técnicas e tecnologias para o controle da deriva nas aplicações aéreas de herbicidas, inseticidas e fungicidas em pastagens. Os trabalhos aéreos foram realizados em parceria com as competentes equipes das empresas Arysta, Padrinho Aeroagrícola, New Agro, Agrocam, Casa da Roça, Benzovacina, dentre outras.




Nas fotos abaixo, a participação das equipes das empresas Arysta, Padrinho Aeroagrícola, New Agro, Agrocam, Casa da Roça, Benzovacina e produtores clientes dessas conceituadas empresas, durante a realização das demonstrações de deposição de gotas "grossas" em volumes de 30 litros por hectare, em condições meteorológicas extremamente adversas.



Nas fotos abaixo, os coletores de gotas (papeis sensíveis a água) e a faixa de deposição, objetivando a análise visual das porcentagens de cobertura sobre os alvos, durante aplicações aéreas nos volumes de 20 litros/ha, 30 litros/ha e 40 litros/ha, em condições meteorológicas extremamente adversas.



Foi possível constatar, através da análise visual das pulverizações condicionadas pelo óleo mineral LANZAR, uma maior velocidade de queda das gotas produzidas e um maior controle da deriva, possibilitando maiores taxas de recuperação dos produtos fitossanitários depositados sobre os alvos biológicos.

Mereceram destaque especial durante os trabalhos as presentações de projetos sustentáveis para as aplicações aéreas de defensivos agrícolas nas áreas de pastagens, baseados nas Normas GlobalGAP, em conformidade com os princípios internacionais de Boas Práticas Agrícolas.




Agradecimentos aos competentes profissionais das conceituadas empresas Arysta LifeScience, Padrinho Aeroagrícola, Revenda New Agro, Revenda Agrocam, Revenda Casa da Roça e Revenda Benzovacina, por toda a atenção e pronta colaboração durante as práticas de aplicação aérea nessa importante região de pastagens de Araguaína, Estado do Tocantins.


Pulverizador.com.br - Copyright © 2016

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas