Treinamento Sementes Adriana em Tecnologia de Aplicação Aérea de Produtos Fitossanitários (Rondonópolis - Estado do Mato Grosso).

Treinamento Avançado em Tecnologia de Aplicação Aérea de Produtos Fitossanitários e Adjuvantes

Sementes Adriana 

Rondonópolis - Estado do Mato Grosso


Treinamento Sementes Adriana em "Boas Práticas nas Aplicações Aéreas"

Os treinamentos teóricos e práticos em “Boas Práticas nas Aplicações Aéreas” objetivaram a capacitação técnica das competentes equipes gerenciais, técnicos, consultores e operadores da conceituada Sementes Adriana para a correta avaliação, regulagem, calibração e o monitoramento da qualidade das pulverizações realizadas por aeronaves agrícolas.

A apresentação de modelos de sistemas de aplicação de produtos fitossanitários adequados às normas internacionais do protocolo GlobalGAP (Good Agricultural Practices Certification) para a eficiente equipe técnica da Sementes Adriana teve por objetivo básico assegurar a proteção integral do meio ambiente e de toda a equipe operacional, durante a execução dos serviços de pulverização.





Os treinamentos teóricos foram realizados em sala, nas instalações da Sementes Adriana, na importante região agrícola de Rondonópolis, Estado do Mato Grosso.

Mereceram destaque durante as palestras teóricas ministradas em sala os tópicos sobre o planejamento operacional das aplicações aéreas de produtos fitossanitários, princípios básicos da regulagem de bicos hidráulicos (disco-difusor, defletores, etc), atomizadores rotativos de tela/disco, preparo da calda de produtos fitossanitários, conceitos sobre a segurança da equipe operacional e do meio ambiente e propostas para a implantação da qualidade total em todas as etapas do controle químico.




A empresa Sementes Adriana preza pela melhoria contínua dos processos de controle químico de plantas invasoras, doenças fúngicas e insetos e como consequência, estimula e prepara toda a sua equipe operacional de campo para as melhores práticas agrícolas na condução dos trabalhos de pulverização.

Responsável pelo gerenciamento agrícola da Sementes Adriana, o profissional Fernando Resende, com extrema competência, apresentou no início dos trabalhos teóricos os vitoriosos resultados das ações de pesquisa e de desenvolvimento dos trabalhos de aplicação de produtos fitossanitários desenvolvidos pelas equipes gerenciais e operacionais.

Ressalto a importante participação do Consultor Ersilio Antonio Guelere, Engenheiro Agrônomo, que muito colaborou e contribuiu com os trabalhos teóricos e práticos, explicitando experiências e conhecimentos necessários ao desenvolvimento da correta tecnologia de aplicação junto aos participantes e à equipe de profissionais da Sementes Adriana.





Foi também objetivo dos "Treinamentos em Tecnologia de Aplicação Aérea" a orientação das equipes gerenciais da Sementes Adriana, a qualificação de suas equipes operacionais e o monitoramento de todas as etapas dos trabalhos, de forma a obter uma maior eficiência e controle das aplicações dos produtos fitossanitários, visando a diminuição dos impactos ambientais, a segurança do trabalho, a redução dos custos, elevando os índices de eficiência em todas as fases dos processos.





Durante a parte prática dos treinamentos mereceram destaque as demonstrações de deposições de gotas em papéis sensíveis à água objetivando a análise visual das densidades em diferentes volumes de aplicação para o avião agrícola Air Tractor 402B de propriedade da conceituada empresa Aliança Aviação Agrícola (Rondonópolis, Estado do Mato Grosso).




Foram realizadas demonstrações de aplicações aéreas com óleos minerais e adjuvantes de calda em médios volumes (30 a 50 litros/ha) e baixos volumes (< 30 litros/ha), selecionando diferentes combinações de pontas de pulverização e discos difusores, diferentes ângulos de ataque nos bicos (0°, 45°, 90°, 135°), conseguindo excelentes resultados nas deposições de gotas com classificação de tamanhos "Muito Finas, Finas, Médias e Grossas", em densidades satisfatórias sobre os coletores de gotas (papéis sensíveis à água).





Durante o desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos foi observado o grande interesse de todos os consultores, gerentes e operadores participantes em novas técnicas e tecnologias que possibilitem a redução dos volumes de calda nas aplicações aéreas de defensivos agrícolas.

Quando falamos em diminuir o volume de água, deve ficar muito bem esclarecido que nunca devemos diminuir as doses dos produtos fitossanitários recomendados pelas empresas fabricantes. 

Os produtores deverão SEMPRE obedecer as recomendações feitas pelas empresas fabricantes de produtos fitossanitários, suas parceiras cooperativas e revendas, pois a garantia dos produtos fitossanitários está condicionada à sua utilização nas doses corretas.





Aeronave agrícola Air Tractor 402B da Aliança Aviação Agrícola regulada e calibrada para aplicar defensivos agrícolas em baixos, médios e altos volumes (10, 20 e 30 litros/ha) com total controle da deriva, durante o treinamento em tecnologia de aplicação aérea para a competente equipe técnica da conceituada empresa Sementes Adriana.

Através da análise visual e da comunicação informal com o piloto e equipe de apoio da empresa aeroagrícola, durante a realização dos trabalhos práticos em campo, foi possível constatar uma grande preocupação com a segurança operacional e uma boa qualidade dos trabalhos aéreos desenvolvidos pela empresa Aliança.





Foi observado o grande interesse de todos os participantes em estabelecer padrões operacionais para a correta avaliação, regulagem e calibração dos aviões agrícolas, como também desenvolver e implementar diferentes possibilidades estratégicas de formatações com diferentes tipos de bicos e atomizadores, objetivando o controle máximo dos tamanhos de gotas, levando-se em consideração condições meteorológicas favoráveis e adversas, estágio fisiológico das culturas, tipo do alvo biológico, dentre outros fatores limitantes.

Através da implantação de normas e procedimentos operacionais baseados nos princípios de “Boas Práticas Agrícolas” e a capacitação continuada de toda a equipe de trabalho nos procedimentos operacionais de higiene e segurança (EPI, preparo da calda, descontaminação dos pulverizadores, etc) será perfeitamente possível garantir que os produtos fitossanitários (químicos, orgânicos e biológicos) sejam transportados, manuseados, armazenados e utilizados da forma mais adequada e segura possível.


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas)
lobo@pulverizador.com.br 



Copyright Pulverizador© 2016. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br e www.pulverizar.com.br ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas