Treinamento em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários - EMBRAPA - Centro de Pesquisa Agroflorestal de Roraima (Boa Vista, RR)

Treinamento em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários


EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Centro de Pesquisa Agroflorestal de Roraima

Campo Experimental Monte Cristo - Boa Vista - Roraima




Treinamento em tecnologia de aplicação terrestre ministrado para a equipe de profissionais da conceituada empresa EMBRAPA RORAIMA, sediada na Capital Boa Vista, no Estado de Roraima.

Levando-se em conta as condições meteorológicas e as culturas predominates na região da Capital Boa Vista, em Roraima, foram realizadas demonstrações de deposição de gotas nos cartões sensíveis à água com as pontas de pulverização MagnoJet ST, AD Duplo, ST-IA e ADIA, demonstrações com as pontas KGF RDA, LBD, DLAD e DLBD e com as pontas fabricadas pela Micron Pulsar Série DB, AIR e DB-AIR.




Foram apresentadas detalhadamente, fazendo parte do conteúdo programático teórico e prático do treinamento, as mais avançadas pontas de pulverização em cerâmica do mercado brasileiro, fabricadas pelas mais importantes empresas nacionais: KGF (www.bicoskgf.com.br) e Micron Pulsar (www.micron.ind.br).




Foram apresentadas informações sobre regulagem e calibração de pulverizadores, controle de perdas e da deriva nas aplicações terrestres, segurança operacional, seleção e escolha das pontas de pulverização, monitoramento da qualidade nas aplicações de produtos fitossanitários, dentre outras.




Ministrar esse treinamento para a conceituada equipe de profissionais da EMBRAPA RORAIMA foi para mim uma grande honra e agradeço muito ao Biólogo Willyam Stern Porto, Analista A dessa conceituada empresa, por essa oportunidade.

Agradeço também à toda equipe de profissionais da EMBRAPA RORAIMA que participaram desse treinamento:

Hugo Moreira da Costa, Waldivino Pereira Oliveira, José de Anchieta Moreira, Geraldo Dantas Fernandes, Francisco Pereira da Silva, Gerbe Malaquias, Fernando Rodrigues de Souza, Francisco de Assis Rodrigues, Jadir Roque de Oliveira, Mario Etevaldo P. Coelho, Alexandre Magno Marinho, José Almir Reis Nascimento, Ruy Lima Pereira, Adebaldo Sampaio Teles, Denysson Amorim da Silva, José Gilmar S. Lucas, Manoel Renio de Souza, Loraine Sibele de Lima Cortez e Conrado Pedro Sass.




Foram apresentados e demonstrados todos os acessórios necessários para a realização das avaliações das pulverizações e também para o monitoramento da qualidade das aplicações de produtos fitossanitários, dentre eles o fluxômetro de bicos (medidor de vazão dos bicos), jarras e pipetas graduadas, papéis sensíveis à água, manômetros de bicos, termo-higro anemômetro e outros.




Realização dos cálculos para a regulagem e calibração dos pulverizadores.




Verificação da vazão das pontas de pulverização após a regulagem dos pulverizadores.




Realização de cálculos para ajustes de diferentes volumes de aplicação.




A ponta de pulverização venturi KGF RDA 11002 em ação.




Deposição de gotas e informações sobre a formatação da ponta venturi KGF RDA 11002.




Tamanhos de gotas e densidade da ponta KGF RDA 11002.




Demonstrações de deposição de gotas utilizando o sistema "baioneta", equipado com as pontas KGF LBD 11001 (Baixa Deriva) e RDA 11001 (Venturi), produzindo uma pulverização formada com gotas finas e médias e gotas grossas aeradas.




Deposição de gotas aeradas produzidas pela ponta venturi Micron Pulsar Série AIR 11002.




Deposição de gotas das pontas KGF DLAD 11002 de jato plano duplo.




Treinamento na regulagem e calibração de pulverizadores costais manuais e seleção de pontas de pulverização para os trabalhos de controle químico.




Demostrações de deposição de gotas produzidas por diversos modelos/marcas de pontas de pulverização nacionais fabricadas em cerâmica (MagnoJet - Micron Pulsar - KGF).




A ponta venturi de jato plano duplo DB-AIR 11003 fabricada em cerâmica pela empresa Micron Pulsar.




Deposição de gotas produzidas pela ponta Micron Série DB-AIR 11003.




Deposição e distribuição de gotas produzidas pela ponta DB-AIR 11003.


As condições meteorológicas favoráveis da região da Capital Boa Vista (RR), normalmente com alta umidade relativa do ar, mesmo em temperaturas entre 36 a 38 graus, favoreceram consideravelmente as deposições de gotas de todos os tipos de pontas de todas as marcas apresentadas durante esse treinamento na EMBRAPA RORAIMA.




Na foto acima, toda a equipe da EMBRAPA RORAIMA participante do treinamento, numa demonstração de amizade que foi desenvolvida no decorrer do mesmo e, que certamente, perdurará em outros encontros futuros.

Meus agradecimentos ao Sr. Miguel Amador Moura Neto (Chefia Adjunta de Administração), Sr. Marcelo Francia Arco-Verde (Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento) e Sr. Admar Bezerra Alves, Supervisor de Comunicação, pela assistência e cooperação no desenvolvimento dos trabalhos durante o treinamento em tecnologia de aplicação na conceituada EMBRAPA RORAIMA.


Informações Profissionais:

Engenheiro Agrônomo, Consultor na Área de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários e Adjuvantes Condicionadores Hídricos, ministrando cursos, treinamentos, palestras e realizando avaliações de pulverizadores autopropelidos, pulverizadores tratorizados, turbo-atomizadores e bicos de pulverização para revendas agropecuárias, cooperativas agrícolas, usinas de cana-de-açúcar e outras empresas da área agrícola.


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas)
lobo@pulverizador.com.br


Copyright Pulverizador© 2008. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br e www.pulverizar.com.br ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. 

Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. 

A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

Postagens mais visitadas