08 janeiro 2019

Fungicidas e fertilizante foliar no controle de ferrugem asiática da soja (Phakopsora packyrhizi).


Fungicidas e fertilizante foliar no controle de ferrugem asiática da soja (Phakopsora packyrhizi).



https://maissoja.com.br/fungicidas-e-fertilizante-foliar-no-controle-de-ferrugem-asiatica-da-soja-phakopsora-packyrhizi

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de produtos protetores.

Autores:  GHEDIN, A. L.1; CONSTANTINO, L. P.1; FRANCESCHI V.T.2; ZORZZI, C. I. 2; CAPPELLESSO, T.3; MAZARO, S.M.4

Resumo

A ferrugem da soja é a principal doença folhar da cultura, seu manejo preconiza a aplicação de fungicidas, no entanto, nos últimos anos vem ocorrendo a resistência do fungo Phakopsora packyrhizi aos principais grupos químicos. Com isso, fungicidas protetores e fertilizantes foliares estão sendo incorporados no manejo dessa doença.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de produtos protetores, sendo o oxicloreto de cobre (580g/ha-1) e o fertilizante foliar a base de fosfitos, micronutrientes, aminoácidos e aditivos especiais (Ultrazeb Premium – 0,3 l.ha-1), de forma isolada ou em associação, em comparação com o fungicida Azoxistrobina (75 g/ha-1) + Benzovindiflupyr (37,5 g/ha-1). O experimento foi realizado na safra 2016/2017, conduzido em casa de vegetação, em vasos de 10 litros, com a cultivar BRS284 até o final do ciclo da cultura.

Os tratamentos consideraram a utilização dos produtos aplicados isoladamente e em associações, no delineamento inteiramente casualizado, em 4 repetições, sendo a unidade experimental composta por 2 plantas de soja. Após 24 horas da primeira aplicação química, no estádio fenológico R1 realizou-se a inoculação com esporos de P. pachyrhizi. As avaliações foram realizadas a cada 10 dias considerando a incidência e severidade da ferrugem.

Os resultados demonstraram que os tratamentos com os produtos protetores apresentaram eficiência comparável ao tratamento com o fungicida Azoxistrobina + Benzovindiflupyr.

Palavras chaves: Ferrugem; Soja; Fungicidas; Fertilizantes foliares.

Informações dos autores:

1 Acadêmicos de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Brasil;
2 Pós-graduandos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Brasil;
3 Academico do curso Técnico em Agropecuária do Centro estadual de Educação Profissional Sudoeste, F. Beltrão, Brasil;
4 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos, Professor COAGR,

Disponível em: Anais do 50º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Uberlândia – MG, Brasil.




Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Jr
Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


Copyright © 2005-2019 Manoel Ibrain Lobo Jr Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.