08 fevereiro 2018

TREINAMENTO EM TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE ADJUVANTES COMPO EXPERT & AHL DISTRIBUIDORA (GOIÂNIA - GOIÁS).


Treinamento em Tecnologia de Aplicação de Adjuvantes Compo Expert & AHL Distribuidora (Goiânia - Goiás).

Fazenda Barro Preto 
Produtor Wilton Guimarães Filho
Município de Niquelândia, Estado de Goiás.


Manoel Ibrain Lobo Jr
Engº Agrº, Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


Os trabalhos teóricos e práticos objetivaram a capacitação dos profissionais das conceituadas empresas Compo Expert, AHL Distribuidora e Fazenda Barro Preto, para a correta Seleção de Pontas de Pulverização¹, Posicionamento de Adjuvantes de Calda nas Pulverizações² e Princípios Básicos das Boas Práticas nas Aplicações de Agroquímicos³.




DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA E POSICIONAMENTO DOS EFICIENTES ADJUVANTES COMPO EXPERT BASFOLIAR H-PLUS E F-PLUS PARA AS APLICAÇÕES DE HERBICIDAS (pH 3-4) E INSETICIDAS/FUNGICIDAS (pH 5-6).

Através da análise visual das fotos abaixo é possível constatar nas demonstrações práticas em campo, em condições meteorológicas adversas, que a pulverização em base aquosa (aplicando somente água como veículo), produz gotas finas e muito finas em suspensão (Ø 80-120 µm), muito suscetíveis às perdas por deriva e evaporação e um jato de pulverização do tipo cone vazio com ângulo de abertura muito fechado (60-70 Graus), sem direção de queda definida.





Nas fotos abaixo, o adjuvante Compo Expert Basfoliar F-PLUS (pH 5-6) na dose adicionada de 50 ml do produto para 100 litros de água apresentou nas demonstrações práticas em campo, em condições meteorológicas adversas, um excelente efeito na redução da deriva nas pulverizações, uma maior homogeneização dos tamanhos das gotas, possibilitando um maior ângulo de abertura do jato de pulverização (acima de 90-100 Graus), melhor distribuição das gotas sobre os alvos e maiores taxas de recuperação dos agroquímicos aplicados sobre a cultura.





Nas fotos abaixo, o adjuvante F-PLUS na dose adicionada de 50 ml do produto para 100 litros de água apresentou um excelente efeito de controle da deriva das gotas finas e muito finas, uma perfeita homogeneização dos tamanhos das gotas e a auxência da formação das gotas satélites entre os bicos e o cruzamento dos jatos de pulverização, reduzindo de forma significativa as perdas por deriva e evaporação, garantindo o máximo de deposição dos agroquímicos sobre os alvos.





Agradecimentos aos profissionais da conceituada empresa Compo Expert, Edenilson Saidel, Marcelo Marson, Júlio Canhete, Fernanda Cabral Pontes Santaniel e Katya Kowalsetskyj, por toda a confiança e grande colaboração durante os trabalhos realizados nessa importante região agrícola de Niquelândia, Estado de Goiás.

Agradecimentos especiais aos profissionais do Grupo AHL, em especial ao amigo Pedro Paulo de Carvalho Caldas e ao produtor Wilton Guimarães Filho, por toda o grande apoio e consideração durante os trabalhos teóricos e práticos realizados na conceituada Fazenda Barro Preto.


Copyright © 2005-2018 Manoel Ibrain Lobo Jr. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.