14 fevereiro 2018

Avaliação do Efeito de Redução da Deriva do Adjuvante Profuse Jaraguá Agrícola Fórmula 2017.


Avaliação do Efeito de Redução da Deriva do Eficiente Adjuvante Profuse Jaraguá Agrícola Fórmula 2017.


Manoel Ibrain Lobo Jr
Engº Agrº, Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


O objetivo do teste foi avaliar a capacidade da avançada formulação do adjuvante Profuse, desenvolvido pela conceituada empresa Jaraguá Agrícola, de reduzir a deriva na pulverização de gotas com classificação de tamanhos finas e muito finas, produzidas em turbulência (gotas satélites ø 80 - 120 µm). O adjuvante Profuse foi avaliado na dose de 50 ml para 100 litros de água. A ponta de pulverização utilizada nos testes foi a cone vazio 800067, na pressão constante de 50 PSI.




A formulação avaliada do adjuvante Profuse, produzida no segundo semestre de 2017, após intensa agitação, foi adicionada à calda da pulverização na bancada de testes, na dose de 50 ml para 100 litros de água. Após 7 a 10 segundos do início da filmagem, o adjuvante Profuse foi adicionado no sistema de pulverização. É possível visualizar o condicionamento completo da calda, possibilitando o excelente controle da deriva, após o tempo decorrido de 01:19.




Através da análise visual da foto abaixo é possível constatar que a pulverização em base aquosa (aplicando somente água), produz gotas muito finas (Ø 80-120 µm). Essas gotas satélites em suspensão, em turbulência muito próxima do bico, são muito suscetíveis às perdas por deriva e evaporação. Nessa condição o jato de pulverização de cone vazio projeta um ângulo de abertura muito fechado (60-70 Graus), sem definição no perfil.




Na foto abaixo, o adjuvante Profuse da Jaraguá Agrícola, na dose adicionada de 50 ml do produto para 100 litros de água, após o total condicionamento da calda, apresentou um excelente efeito visual do controle dos tamanhos de gotas e da redução da deriva, produzindo um jato de pulverização com maior ângulo de abertura e com direção definida de queda das gotas de pulverização.




O eficiente adjuvante Profuse, desenvolvido pela empresa Jaraguá Agrícola é recomendado para o condicionamento da calda nas aplicações de inseticidas e fungicidas ou para aplicações de agroquímicos que necessitem especificamente de caldas em pH 5 e 6.


Copyright © 2005-2018 Manoel Ibrain Lobo Jr. Todos os direitos reservados.


Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.