29 janeiro 2018

Avaliação dos Efeitos de Redução da Deriva do Adjuvante de Calda Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmulas 2014, 2015, 2016 e 2017.


Avaliação dos Efeitos de Redução da Deriva do Adjuvante de Calda Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmulas 2014, 2015, 2016 e 2017.


Manoel Ibrain Lobo Jr ஃ
Engº Agrº, Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br


Monitoramento da Qualidade dos Compostos, Estabilidade Química da Formulação e Efeitos Visuais.

O objetivo das avaliações periódicas dos efeitos de redução da deriva dos adjuvantes Compo Expert Basfoliar H-Plus e F-Plus é verificar a capacidade das formulações fabricadas em 2014, 2015, 2016 e 2017 continuarem apresentando esse principal atributo desejado e valorizado pelo mercado agrícola do Brasil.




1º Teste: Avaliação do Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmula 2014.

A formulação avaliada do adjuvante Compo Expert Basfoliar F-Plus, produzida no segundo semestre de 2014, após intensa agitação, foi adicionada à calda da pulverização na bancada de testes, na dose de 50 ml para 100 litros de água. Após 7 a 10 segundos do início da filmagem, vídeo abaixo, o produto F-Plus foi adicionado no sistema de pulverização. É possível visualizar o início do condicionamento completo da calda, possibilitando o excelente controle da deriva, após o tempo decorrido de 01:04.




2º Teste: Avaliação do Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmula 2015.

A formulação avaliada do adjuvante Compo Expert Basfoliar F-Plus, produzida no Mês de Setembro de 2015, após intensa agitação, foi adicionada à calda da pulverização na bancada de testes, na dose de 50 ml para 100 litros de água. Após 7 a 10 segundos do início da filmagem, vídeo abaixo, o produto F-Plus foi adicionado no sistema de pulverização. É possível visualizar o início do condicionamento completo da calda, possibilitando o excelente controle da deriva, após o tempo decorrido de 01:01.





3º Teste: Avaliação do Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmula 2016.

A formulação avaliada do adjuvante Compo Expert Basfoliar F-Plus, produzida no Mês de Outubro de 2016, após intensa agitação, foi adicionada à calda da pulverização na bancada de testes, na dose de 50 ml para 100 litros de água. Após 7 a 10 segundos do início da filmagem, vídeo abaixo, o produto F-Plus foi adicionado no sistema de pulverização. É possível visualizar o início do condicionamento completo da calda, possibilitando o excelente controle da deriva, após o tempo decorrido de 58 segundos.





4º Teste: Avaliação do Compo Expert Basfoliar F-PLUS Fórmula 2017.

A formulação avaliada do adjuvante Compo Expert Basfoliar F-Plus, produzida no segundo semestre de 2017, após intensa agitação, foi adicionada à calda da pulverização na bancada de testes, na dose de 50 ml para 100 litros de água. Após 7 a 10 segundos do início da filmagem, vídeo abaixo, o produto F-Plus foi adicionado no sistema de pulverização. É possível visualizar o início do condicionamento completo da calda, possibilitando o excelente controle da deriva, após o tempo decorrido de 01:03.





Colaboro como consultor da conceituada empresa Compo Expert no desenvolvimento dos adjuvantes Basfoliar H-Plus e F-Plus desde 2013. Avalio e acompanho o desempenho dessas formulações durante treinamentos e demonstrações práticas em campo. Posso afirmar que essas formulações dos adjuvantes H-Plus e F-Plus sempre estiveram posicionadas entre as 10 (Dez) melhores do mercado agrícola do Brasil.

Entre o início de 2008 até o final de 2017 avaliei mais de 500 formulações de adjuvantes, recomendadas para aplicações de herbicidas, inseticidas e fungicidas, desenvolvidas por diversas empresas do Brasil e do exterior. A maior parte desses adjuvantes apresentaram alterações físicas e químicas em suas formulações em um período menor que 12 meses.

É muito importante a realização periódica das avaliações das formulações dos adjuvantes, objetivando o constante monitoramento da qualidade dos atributos, em especial o efeito de redução da deriva, dessa forma garantindo o resguardo da segurança e da qualidade das aplicações dos agroquímicos.


Copyright © 2005-2018 Manoel Ibrain Lobo Jr. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.