03 maio 2017

Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Adjuvantes Produquímica Compass Minerals (Buritis, Minas Gerais).


Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Adjuvantes Produquímica Compass Minerals (Buritis, Estado de Minas Gerais).


Engº Agrº Manoel Ibrain Lobo Junior .'.
Consultor em Tecnologia de Aplicação
Auditor GlobalGAP IFA
lobo@pulverizador.com.br 


Os treinamentos em tecnologia de aplicação de agroquímicos e adjuvantes realizados na região agrícola de Buritis, Estado de Minas Gerais, objetivaram a capacitação técnica das equipes gerenciais e operacionais dos produtores clientes da empresa Produquímica Compass Minerals no tocante à correta seleção das pontas de pulverização e tamanhos das gotas durante simulações de aplicações práticas em campo.




Seleção de pontas de pulverização e demonstrações práticas dos excelentes efeitos de redução da deriva dos eficientes adjuvantes Triunfo Flex (pH 3-4) e Triunfo Neutrum (pH 5-6) durante aplicações reais em campo, em condições meteorológicas extremamente adversas, com constantes rajadas de vento em velocidades de 15 a 20 km/h. 







Foram realizadas demonstrações práticas de diferentes tipos de pontas de pulverização: pontas com tecnologia de indução de ar (sistema venturi 1ª e 2ª geração), pontas de uso ampliado, pontas de baixa e alta deriva, pontas de jato tipo cone vazio, dentre outras. 

Foram realizados testes de deposição de gotas em papéis sensíveis à água objetivando a análise visual das densidades em diferentes volumes de calda para pulverizadores autopropelidos, aplicando em baixo volume (< 50 litros/ha), em médio volume (entre 50 a 100 litros/ha) e em alto volume (> 100 litros/ha).
















Treinamentos em tecnologia de aplicação, a correta seleção das pontas de pulverização e o correto posicionamento dos adjuvantes para as aplicações de herbicidas, inseticidas e fungicidas são conhecimentos necessários para a condução dos trabalhos de pulverização com qualidade total, possibilitando minimizar os riscos de perdas dos produtos agroquímicos aplicados por falhas (faixas de aplicação), deriva e evaporação, maximizando a sua efetividade biológica, evitando as contaminações de áreas sensíveis próximas às áreas de aplicação.

Agradecimentos especiais aos competentes profissionais Sr. André Rosa, Sr. Felipe Pagani, Sr. Artur Deperon Gallucci e Sr. Jofre Luiz França Martins, por toda a confiança e pronta colaboração durante os trabalhos teóricos e práticos realizados nessa importante região agrícola de Buritis, Estado de Minas Gerais.


Acessem: www.instagram.com/pulverizador2017 ; www.linkedin.com/in/pulverizador


Copyright © 2005-2017 Manoel Ibrain Lobo Jr. Todos os direitos reservados.

Todos os direitos autorais sobre as marcas, obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem ao Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Jr, idealizador dos sites www.pulverizador.com.br, www.scribd.com/pulverizador e www.pulverizador.blogspot.com ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual. Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a prévia e expressa autorização do Engenheiro Agrônomo Manoel Ibrain Lobo Junior. A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.